quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Entevista com Didi do Tornados

http://www.youtube.com/watch?v=2E-a2dyfyMA

Entrevista com Didi do Tornados de Indaiatuba após o jogo contra São Carlos na cidade de São Carlos no mês de Setembro!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Atletas de Itirapina participam de curso de Rugby em São Paulo




A Clínica de rugby do SPAC reuniu 34 atletas de vários clubes como PUC, Piratas de Americana, ABC, Tatuapé, Companhia Paulista de Rugby (Itirapina) e inclusive atletas que nunca tinham jogado rugby.
Foram duas horas de treinos pela manhã, pausa para o almoço, e mais duas horas no periodo da tarde.
As atividades foram encerradas com um jogo de 20 por 20 minutos entre os atletas.
Todos elogiaram muito a iniciativa e já pediram uma 2 edição.
Ao final, muitos atletas ficaram na varanda do SPAC para o tradicional e agradável 3o tempo.
A Clínica além de ajudar a desenvolver o rugby nacional aprimorando a técnica de jogadores em início de carreira também é uma ótima oportunidade para trocar experiências e fazer novos amigos.

domingo, 26 de setembro de 2010

São Carlos x Tornados Indaiatuba

Neste final de semana estivemos em São Carlos acompanhando a partida entre São Carlos x Tornados Indaiatuba pelo Campeonato Paulista do Interior.
Durante a semana iremos colocar aqui vídeos e uma resenha sobre este jogo!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O futebol abre um espaço para o Rugby no Brasil




Como todos sabem, o futebol é o esporte mais popular do Brasil e do mundo, e o Rugby é o segundo esporte mais popular do mundo, mas no Brasil ele é muito pouco conhecido. De alguns tempos pra cá essa história está mudando, pois o Rugby tem crescido muito rápido no país do futebol, isso pode ser notado pela quantidade de times que surgiram no Brasil nos últimos anos e da melhoria da seleção brasileira em campeonatos internacionais.
Tendo em vista ajudar o rugby no Brasil, o clube de futebol São Paulo Futebol Clube proporcionou aos seus associados no dia 18 e 19 de agosto uma clínica de rugby para crianças de 6 a 13 anos.
Nessa clínica as crianças tiveram conhecimento do que é o esporte, tiveram contato com a bola, aprenderam algumas regras e fizeram treinos práticos de rugby. a matéria completa com fotos e explicando tudo o que foi feito você pode ver neste link: http://www.saopaulofc.net/v4/noticias2NOVO2.asp?PLC_map_001_c=06.09&PLC_cng_ukey=40415140436KTS5UX0

Parabéns ao São Paulo pela iniciativa e espero que clubes de grande porte como o Palmeiras, Corinthians, Santos, Gremio, Cruzeiro, entre tantos outros, possam fazer a mesma coisa que o Sao Paulo fez para maior divulgação não só do rugby como esporte, mas o rugby como cultura também.

O futebol abre um espaço para o Rugby no Brasil

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Tabelas, jogos e palpites da segunda fase do Caipirão!

Dê o seu palpite e suas opiniões sobre quem ganhará o Caipirão esse ano!!!
É isso ae pessoal, depois de muita preparação, jogos e suor durante o primeiro semestre a LIPAR (Liga Paulista de Rugby) definiu a classificação e os jogos da segund fase do Campeonato Paulista do Interior, conhecido como Caipirão.
Na primeira fase eram 16 equipes divididas em cinco grupos regionais. Os dois primeiros de cada grupo se classificaram para a Taça Ouro, os terceiros colocados para a Taça Prata e dos quartos colocados em diante, para a Taça Bronze. O vencedor da Taça Ouro será considerado o Campeão do Interior.
Abaixo colocarei as tabelas de cada chave e os jogos que serão realizados. abaixo da tabela eu, Hugo, colocarei meus palpites de cada chave. De sua opnião de quem levará o Caipirão esse ano!!!









Taça Ouro A
Comentário: Todos os times dessa chave tem jogadores de alta qualidade e serão jogos equilibrados e bons de assistir, com certeza a melhor preparação psicológica, física e técnica vai fazer a diferença nas partidas. Lembrando que essa chave tem a atual campeã Esalq Rugby Team de Piracicaba que vão lutar para defender seu título!
Palpite: Ilhabela Rugby Clube (Ilha Bela).

Taça Ouro B
Comentário: Outra chave com jogadores de alta qualidade e que não estão na chave ouro a toa. Os Mastodontes, de Catanduva, e o Jequitibá, de Campinas, chegam invictos nessa segunda fase e acredito que a partida entre esses dois times vai definir o primeiro lugar, apesar de ser na primeira rodada esse confronto. o Wally´s de Jundiaí sempre chega forte e tem um ótimo time, não podendo ser menosprezado nunca. Em relação ao Taubaté Rugby e a Academia Universitaria de Rugby não posso fazer comentários pois não conheço o jogos das duas equipes, espero que elas surpreendam e provem que são times da chave ouro!
Palpite: Jequitibá Rugby

Taça Prata
Comentário: São times que mostraram muita garra durante a primeira fase do campeonato, dois times ja tem experiência de CPI, o Cowboy Rugby Prudente e os Piratas Rugby de Americana. Acredito que a URA, de São Paulo possa surpreender essas equipes se mostrar regularidade e um bom jogo de Forwards. Em relação ao Lechuza Rugby Clube, é dificil dar um palpite sobre como eles se sairão nessa segunda fase, pois na primeira fase pegaram times muito experientes e fortes, quem sabe nessa segunda fase eles consigam mostrar o seu jogo!
Palpite: Cowboys Rugby Prudente

Taça Bronze
Comentário: São apenas 3 times, sendo que duas equipes são novatas no CPI e novatas também em formação. A equipe de Araraquara por ser a mais velha e mais experiente pode levar uma certa vantagem, mas os Diablos de Franca e os Jaguares de Jaguariuna não vão entregar o primeiro lugar dessa chave fácil.
Palpite: Locomotiva Rugby Araraquara

É isso ae pessoal, agora eu quero ver quais são os seus palpites!

Abraços
Hugo

quinta-feira, 22 de julho de 2010

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Por que tu joga Rugby?



Ultimamente tenho pensado sobre os porquês de muitas coisas...Entre elas está: que força oculta é essa que faz com que nos apaixonemos tanto por esse esporte, ainda desconhecido pelas grandes massas do Brasil e seus preconceitos, mas que sem sombra de dúvida, é imensamente gratificante para aqueles que o vivem? A chave está justamente na concepção dessa questão: “aqueles que o vivem” e não simplesmente aqueles que o jogam...

Quando ingressamos numa equipe de Rugby, seja por um convite amigo, seja por iniciativa própria, encontramos (ou deveríamos encontrar) um ambiente extremamente acolhedor, onde os amantes do esporte nos recebem como se fosse mais um membro de sua própria família, nos incluem em suas atividades sociais, nos chamam atenção para a disciplina necessária no treino, nos mostram o tamanho da “coisa” e onde podemos chegar, e é justamente nesse momento, que nasce uma nova paixão!

Em seguida, continuando os treinamentos e convivendo com os outros irmãos, percebemos que nossa paixão sofre uma mutação e acaba por virar em um casamento. Isso acontece porque começamos a descobrir as peculiaridades do Rugby, a entender seus benefícios na prática, a aprender a nos defender de conceitos engessados de uma sociedade ignorante, e por fim, porque passamos a nos sentir parte de uma construção e não queremos que nossas bases desmoronem.

O Rugby, na sua essência, prega uma série de normas informais pelas quais devemos agir. A disciplina no treinamento para que tudo seja bem feito, fazer tudo com energia, treinar duro, respeitar e pensar sempre no coletivo, aprender que não se consegue fazer nada sozinho e que logo ali existirá alguém para te derrubar, que a sua vontade de beber água é a mesma dos outros e que você não tem direito nenhum de fazer isso antes deles, perder o medo de cair e ter garra para levantar, perder o medo do contato, de encarar a adversidade, aprender a nunca se sentir inferior, o respeito ao treinador e a execução exata do que lhe é pedido. Em jogos, nunca falamos com o árbitro, a não ser o capitão, não proferimos ofensas pessoais nem subestimamos os adversários, jogamos duro, sem amolecer para que não privemos o oponente da motivação para a melhora, entre outras muitas colocações. É aqui que começa a maior das diferenças com os outros esportes, o Espírito do Rugby. E um dos grandes benefícios é que poderemos aplicar tudo isso na nossa vida, ou seja, viver o Rugby e nos tornarmos pessoas melhores.

O Espírito do Rugby engloba além de todos os sentimentos anteriores (restritos ao próprio clube) algumas condutas externas com relação aos nossos irmãos de esporte. Quando recebemos uma equipe ou apenas alguns jogadores para uma partida ou torneio, devemos trata-los o máximo bem possível, devemos pensar que sem eles não haveria jogo, e assim perderíamos parte da motivação para melhorar. Os alojamos em nossas casas se preciso, e essa experiência constrói amizades para uma vida inteira. Se precisares viajar para a cidade dele, com certeza, este te acolherá assim como o fizestes antes. O Rugby também nos proporciona conhecer outros lugares e pessoas, que vivem como nós. Essas viagens são experiências importantíssimas para a convivência em grupo. O prazer de viajar e desbravar novos horizontes compensa nossos esforços. Mais benefícios: Fazer amizades para a vida toda e conhecer lugares novos.

E os jogos acabam, os torneios acabam, mas o dia do Rugby ainda prossegue. Chega o tão esperado Terceiro Tempo. O Terceiro Tempo é uma confraternização onde todos dançam, cantam, comem e bebem depois dos jogos, esquecendo-se de eventuais desavenças em campo e conhecendo as pessoas, os valores dessas, as quais á poucos minutos estávamos enfrentando no gramado. Um bom Terceiro Tempo depende muito do nível de Espírito de Rugby das equipes, pois devemos esquecer as diferenças e nos portarmos como irmãos e agradecer de fato a possibilidade de ter tido uma partida. Rugby também é festa, é diversão dentro e fora de campo.

O Rugby passa a fazer parte de nossas vidas, queremos participar das organizações, atrair mais jogadores, pois é isso que fará com que possamos ser competitivos um dia. Talvez para defender nosso País, talvez para conseguir uma bolsa na Universidade, ou quem sabe ainda jogar na Europa...Tudo isso depende de nosso esforço.

Acho que a pergunta inicial foi respondida, amamos o que fazemos, e por isso empregamos tempo, energia, dinheiro e por fim Amor. Amantes do Rugby de fato!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Jogo entre São Carlos e Presidente Prudente




No último domingo o Rugby São Carlos recebeu no Luisão, estádio mais importante da cidade, o Cowboys Presidente Prudente pela última rodada do Grupo Norte do Campeonato Paulista do Interior (CPI).
Ambas as equipes visavam a classificação para a Taça Ouro da competição, onde os dois melhores times de cada grupo regional se enfrentarão durante o segundo semestre desse ano. Aos prudentinos, bastava um empate com a equipe de São Carlos, como ocorrido pela Taça Ouro no campeonato passado em Presidente Prudente.
Entretanto, como apenas a vitória interessava e buscando se recompor da derrota contra o Mastodontes Catanduva, o São Carlos entrou em campo determinado a se superar e fazer um bom jogo. E o que se viu não foi diferente: ainda que os Cowboys tenham aberto o placar com a cobrança de um penal, o São Carlos não se abateu e marcou um try, mas sem conseguir a conversão.
Imprimindo um ritmo forte a partida, o São Carlos conseguiu ampliar o placar logo em seguida e não se abateu quando o adversário marcou try que teve seu chute convertido. Pelo contrário, continuou a ir pra cima do adversário sem dar brechas, fechando o primeiro tempo em 24 a 10.
O ritmo do jogo não mudou e mesmo levando mais 2 tries (apenas um sendo convertido) no segundo tempo, o São Carlos marcou mais 4 tries (todos com acertos na conversão) e fechou o placar em 59 a 22. Com esse resultado e a vitória de Catanduva frente ao time de Franca, o São Carlos se classificou em segundo no seu grupo, ficando atrás dos catanduvenses e a frente de Presidente Prudente, Locomotivas Araraquara e Diablos Franca.
A grande presença da torcida empolgou o time na sua busca pela vitória e mostrou o quão importante o apoio das arquibancadas reflete no espírito dos jogadores.
Outro importante apoio tem sido o do Secretário de Esportes e Lazer Edson Ferraz de São Carlos que, via Prefeitura Municipal de São Carlos, tem dado condições estruturais para a prática do rugby no município, deixando os atletas do Rugby São Carlos cada vez mais orgulhosos de representar a cidade.

Rugby São Carlos 59 x 22 Cowboys Presidente Prudente

O jogo contou também com a presença da EPTV, retransmissora da Rede Globo de Televisão para o interior de São Paulo, que acompanhou todo o jogo .
A matéria abordou pontos interessantes sobre o esporte e, acredito, as entrevistas de nossos jogadores foram bem esclarecedoras para o público em geral. Vejam a matéria nesse link:

http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,18708;2,rugby.aspx

É com esse tipo de abordagem e divulgação que o Rugby São Carlos, com 10 anos de história já, assim como o esporte em si tornar-se-ão cada vez mais conhecidos e, dessa maneira, quem sabe, os preconceitos serão rompidos e o esporte se torne mais conhecido e praticado.


Ricardo E. Barboza





Ok, como talvez a última postagem possa vir a prejudicar algumas pessoas ligadas ao nosso projeto de RUGBY por estarem ligadas de alguma forma com a Prefeitura Municipal, não com a Secretaria de Esportes, eu, Ricardo Barboza, estou reeditando a postagem. NOSSA INTENÇÃO NÃO É PREJUDICAR NINGUÉM E MUITO MENOS FAZER MÉDIA COM OS OUTROS, usaremos este Blog apenas para falar de RUGBY, e nada mais. E não discordo em nada em relação ao que foi postado por Victor Hugo Barboza, eu como um dos organizadores deste projeto, apenas gostaria de receber o mesmo apoio que os demais times de toda a região recebe de suas respectivas Administrações Esportivas. Outra coisa:

OS POSTS AQUI COLOCADOS, NÃO REFLETEM NA OPINIÃO DOS DEMAIS INTEGRANTES DA COMPANHIA PAULISTA DE RUGBY, TIME DE RUGBY DE ITIRAPINA, E SIM DAQUELE QUE ESTÁ POSTANDO!!

Agora vamos ao que REALMENTE interessa.

Neste sábado, 3 de julho, durante o treinamento, recebemos a presença dos jogadores de São Pedro para treinarem junto conosco.
No início do treino fizemos aquecimento, alongamento, passe de bola e fundamentos de tackle junto com o time de São Pedro. Após meia hora de treino juntos, separamos os times e fizemos um jogo-treino com 12 jogadores para cada lado (Não preciso nem dizer que as condições para o jogo eram péssimas, tendo em vista que foi realizado no campo do Ima, localizado na Vila Garbi). O juiz era o ex - jogador da seleção Brasileira Rodrigo Scoton, que atualmente é tesoureiro da Liga Paulista de Rugby.
O início do jogo-treino foi difícil para Itirapina devido ao desfalque de muitos jogadores. O time de São Pedro fez um Try logo no começo, fazendo 5x0 e assim foi até o final do primeiro tempo, pois as duas equipes estavam com a defesa muito fechada, tanto pelo lado da linha, como pelo lado dos Forwards. No começo do segundo tempo, o time de Itirapina voltou mais animado e começou a encaixar suas jogadas, conseguindo avançar campo através de ótimas jogadas da linha e com as entradas dos Forwards na defesa adversária. Foi dessa maneira que o jogador Vinicius, de Itirapina, conseguiu virar o jogo com dois tries, levando o placar para 10x5. Com as duas equipes cansadas já no final do jogo, as defesas estavam mais fragilizadas e foi assim que a equipe de São Pedro em uma bela troca de passe entre a linha conseguiu empatar o jogo, dando números finais à partida. Placar final: 10 x 10 e muito companheirismo por parte das duas equipes.

Ricardo E. Barboza – Capitão e Organizador da Companhia Paulista de Rugby.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Jogo decisivo pelo CPI

Em parceria com Prefeitura de São Carlos via Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e com seu secretário Edson Ferraz, o Rugby São Carlos convida toda a população são-carlense a comparecer às 15h do próximo dia 4 de julho ao Estádio Municipal Luis Augusto de Oliveira, o Estádio do Luisão.

O jogo é válido pela última rodada do Campeonato Paulista do Interior (CPI) e vale a classificação para a Chave Ouro do mesmo Campeonato: ao São Carlos, a vitória é a única opção para garantia da classificação, enquanto que ao Cowboys Presidente Prudente, adversário desse final de semana, um simples empate garante a segunda colocação e a classificação. No campeonato do ano passado, as equipes se enfrentaram apenas na Chave Ouro na cidade de Presidente Prudente. A partida, empatada por 5 a 5, acabou aos 10 minutos do segundo tempo devido a forte chuva que caiu, alagou o campo e o deixou sem condições de jogo.

Lembrando que a entrada para o jogo é gratuita, o Rugby São Carlos espera contar com a presença maciça da torcida para apoiar o time em mais esse desafio.

FICHA TÉCNICA

Partida: Rugby São Carlos x Cowboys Presidente Prudente

Local: Estádio Municipal Luis Augusto de Oliveira (Luizão) - clique aqui para ver o mapa do local.ENTRADA GRATUITA.

Data/Horário: 4 de julho de 2010, às 15h

Arbitragem: ESALQ Piracicaba


(Fonte: Rugby Mania)

terça-feira, 29 de junho de 2010

Rio Claro Rugby X Companhia Paulista de Rugby (Itirapina)





É isso ae Rugbiers, para inaugurar o blog, hoje vamos postar uma resenha sobre o jogo - confraternização que ocorreu neste último sábado (26/06/2010) na cidade de Rio Claro, mais especificamente no campo da Unesp, entre os clubes de Rugby da cidade local e o clube de Rugby de Itirapina, CPR, este último tendo o apoio de jogadores do Esparta Rugby, clube de Araras, completando todo o elenco necessário.
A partida contou também com diversos espectadores e admiradores do esporte, e também com muita garra e vontade por parte de ambos os times.
O time da casa, que ja conta com alguns anos de experiência e tendo em seu currículo disputas pelo Campeonato Paulista do Interior deu o chute inicial.

Jogando fora de casa, o time de Itirapina começou o jogo pressionando a equipe de Rio Claro e impondo suas jogadas de backs, conseguiu fazer 3 tries , apenas 1 convertido, nos primeiros 15 minutos de jogo.

Tanto Itirapina quanto Rio Claro em alguns momentos tentavam impor suas jogadas de Forwards, mas sem sucesso, pois a defesa de forwards dos dois lados estava muito forte. Itirapina buscava o jogo aberto e na base da velocidade com a terceira linha, foi desta maneira que Itirapina conseguiu fazer mais 4 tries, sendo 2 convertidos, chegando ao placar de 41 x 0 no primeiro tempo.

No início do segundo tempo a equipe de Rio Claro começou pressionando, e logo as 5 minutos conseguiu fazer um try em uma bela troca de passe entre o half-scrum e a linha, resultando em um lindo try do fullback de Rio Claro, diminuindo o placar para 41 x 7. A Partir desse momento o time de Rio Claro começou a pressionar ainda mais a defesa de Itirapina, que com belos tackles e ganhando rucks e line-outs conseguia aliviar a pressão. Em um scrum da equipe de Rio Claro, o time de Itirapina conseguiu ganhar a disputa de bola e pegando a defesa de Rio Claro desorganizada conseguiu fazer um Try. A partir daí o time de Itirapina voltou a ditar o ritmo do jogo e conseguiu fazer mais dois tries nos últimos cinco minutos, nenhum deles convertidos. Placar final: Rio Claro 07 x 56 Itirapina.

É importante falar da receptividade que a equipe de Itirapina teve em Rio Claro, tanto antes como depois do jogo também no terceiro tempo realizado em um bar próximo ao local do jogo. Esperamos que mais pra frente possa ocorrer uma outra partida entre as equipes na cidade de Itirapina, como forma de retribuir a ótima receptividade e tudo o que foi feito para nós em Rio Claro. Agradecemos também ao Esparta Rugby Clube de Araras por todo apoio que foi dado aos dois times, sendo essencial para que essa partida fosse realizada.